sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Livro: MAIS CAPITAL COM AS RELAÇÕES PÚBLICAS.

 A obra...



(Capa e contra-capa)





Marcador incluído em todos os livros.
A obra, “MAIS CAPITAL com as RELAÇÕES PÚBLICAS”, da autoria de João Figueiredo será lançado, na sala Santos Figueira do Coliseu Micaelense, sito na Rua de Lisboa, em Ponta Delgada, no próximo dia 28 de Novembro, pelas 20H30, momento em que será oferecido um Licor d’Honra.

Enquanto, a obra e autor serão apresentados de uma forma original pelos jornalistas: Natacha Pastor, Paulo Simões e Rui Goulart.

A publicação conta com o prefácio do Arq. Mário Branco, Presidente da APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa), também Director de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Solvay,  e com o epílogo da Mestre Ana Santiago, blogger do Expresso (www.expresso.pt/vipp), consultora e docente de Relações Públicas. E inclui críticas e opiniões de personalidades da nossa região, nomeadamente, os apresentadores do livro e autor, bem como o investigador, historiador e advogado Carlos Melo Bento.

Este projecto editorial do autor “advém da vontade de salvaguardar as palavras que partilhei socialmente nos jornais regionais, bem como nalguns eventos em que estive presente. O maior objectivo deste projecto passa por conseguir dignificar as Relações Públicas, a profissão que optei para mim e que, actualmente, não apresenta a imagem certa, nem a sociedade tem consciência da relevância desta ciência comunicacional. Por fim, divulgar junto da colectividade que com o desenvolvimento da comunicação no seio das organizações, o mercado atingirá melhores resultados e ter MAIS CAPITAL, a todos os níveis.”

A tiragem será distribuída pelas universidades nacionais que leccionam o curso, a comunicação social do continente e regional, as empresas regionais, através das Câmaras de Comércio e outras entidades ligadas à área.

Por fim, faz parte do projecto o lançamento da obra, em Santa Maria, sua terra natal, a 10 de Dezembro. Todavia, o livro será apresentado no ISMAI – Instituto Superior da Maia, em Janeiro próximo. Também, serão realizados lançamentos na ilha Terceira e em Lisboa, no primeiro trimestre de 2012.




BIODADOS

João Leonardo Bairos Figueiredo, nasceu na ilha de Santa Maria, mas vive actualmente em São Miguel. Licenciado em Relações Públicas e Comunicação pela Universidade dos Açores. Presentemente, frequenta o Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Marketing, na mesma universidade.

Assessor Editorial da Publiçor, Grupo Nova Gráfica, também desempenhou funções de Relações Públicas na Rádio Atlântida e Clube Naval de Ponta Delgada.

É o presidente da ARPA – Associação de Relações Públicas dos Açores, director editorial da Via ARPA e cronista nos jornais Açoriano Oriental e Terra Nostra e na revista terceirense Actual

A escrita é a forma que este encontra para partilhar as demais posições que detém, mas esta é uma relíquia que não prescinde para transportar a sua alma de comunicador à sociedade. Quanto aos outros rabiscados momentos literários, não abandona a escrita criativa de temas menos formais.

 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O que são Relações Públicas?

Na actualidade cada vez mais é necessário fortalecer as relações com o público e deter uma opinião pública positiva.

Assim, recomendo que vejam estes contributos feitos por discentes da área as Relações Públicas, no Brasil, em que é descrita em alguns minutos a relevância desta ciência da comunicação, traduzindo a sua essência: Mais Capital... Mais Sucesso!




http://www.youtube.com/watch?v=zAJdMXoKpD4&feature=related

Por fim, julgo que independentemente do "amadurismo" dos vídeos, a mensagem central é fulcral e comum em todos. Mesmo com o sentido de humor e a inexperiência dos seus realizadores, estes são uma ajuda para esclarecer os demais da importância das Relações Públicas...

Sendo assim, boas leituras e Muito Sucesso...

sábado, 8 de outubro de 2011

Pronta em poucos minutos... (Revista ACTUAL).

Já está nas bancas a REVISTA ACTUAL, onde o PALAVRAS MALHADAS tem colaboração...

Não perca!




NOTA: peço desculpa pelos dois erros ortográficos. Obrigado.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Diversos olhares...




Objectivos atingidos versus produtividade eficaz

Quem é que garante que os objectivos dados são os mais justos? Existem estudos para definir estas regras? Quais são as empresas que têm especialistas de marketing? (pelo menos na região) Será que as gerências estão preparadas para conseguir delinear os objectivos certos? As organizações planeiam e definem estratégias? Estas não fazem tudo em cima do joelho? Quais as evidências que serão prova destas questões? E numa época de pressão constante, não será que a produtividade será implicada? Nesta questão penso que a MOTIVAÇÃO e o investimento nas pessoas são a chave para que os goals definidos sejam atingidos. Não passa por dar à liderança a possibilidade de abusar mais e pressionar “os tesouros” das empresas, aumento as injustiças sociais.




"Queijo da ilha dos Açores”

Não existem palavras para esta situação, mas o repúdio pela ignorância geográfica e histórica do nosso país corre-me nas veias. Que chatice! Gostaria de saber onde é que esta barbaridade está exposta… alguém sabe? Jamais a imagem dos Açores crescerá, enquanto não houver uma mensagem única e uma consciência social para com a identidade das entidades…






(De)organização

Ontem, na Universidade dos Açores iria decorrer um evento de recepção aos alunos de RPC e quando não é o espanto, já estando todas as pessoas no local, este é adiado porque o clima geral interno depara-se com algumas incoerências, com o início do período de aulas. Uns afirmam que os caloiros só vêm na segunda semana, enquanto devem ser inscrever na primeira semana de aulas que começou a 19 de Setembro. Então, porque é que a recepção aos caloiros é amanha, se as aulas destes começam segunda. Provavelmente, podem não aparecer… Para não falar da situação dos alunos de mestrado e outros graus académicos que não se matricularam, mas devem assistir às aulas. O que se passa com o sistema informático e este processo? Assim, acho que a Universidade tem de organizar-se e repensar na sua comunicação – um conselho, rentabilize as duas profissionais que estão na reitoria e não desempenham o know how que adquiriram nesta academia, porque são a vantagem que esta entidade carece. Ou melhor aposte nas Relações Públicas…

 

domingo, 18 de setembro de 2011

Motivar SEMPRE!

Hoje, o sucesso implica que as empresas tenham pessoas motivadas. Actualmente, os colaboradores esperam mais dos empregadores, pois já não existe um trabalho para a vida toda.

Muitas das pessoas podem alterar de trabalho e a tendência são os colaboradores mais especializados. 

Então, como sugestão estas devem criar e manter um ambiente de trabalho saudável e o que necessita para motivar os colaboradores em todas as situações.

Dar às pessoas a liberdade de que precisam para fazer o seu melhor trabalho é a atitude mais sensata, mas não é a mais fácil.  Embora muitas das nossas motivações serem externas, a maioria das coisas que podem levar à independência/motivação estão nas nossas mãos.  

Uma boa estratégia é escolher uma compensação adequada; realizar teambuildings; desenvolver o espírito de pertença; a pessoa certa no lugar certo; premiar e reconhecer; criar objectivos pessoais e não só colectivos; dar formação e apresentar crescimento para as pessoas; desenvolver a comunicação; ouvir e escutar opiniões e conselhos da equipa; delegar e confiar e, acima de tudo, manter a unidade.

Seja positivo e atingirá grandes resultados. 

Juntos com Revista "Actual".

O "PALAVRAS MALHADAS" será uma rubrica da mais recente revista açoriana "ACTUAL". Assim, estamos cada vez mais juntos... Não te abstenhas e junta-te a este desafio comunicativo - Relações Públicas, Comunicação e Imagem!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um dos lemas...


Nestes rabiscados momentos, não abandonarei uma máxima de que a nossa sociedade deve ser consciente, dada a sua praticabilidade no sucesso das organizações e no desenvolvimento do capital destas.

Assim, e porque "AS RELAÇÕES PÚBLICAS SÃO CAPITAL", termino esta partilha com a frase de Rita Barrocas que dá muito que pensar... "Quem não comunica não existe."

Então, se não quer cair no esquecimento, invista na comunicação!